Como funciona e qual atividade desse chacra?

O Muladhara Chakra é o primeiro dos 7 principais pontos de energia do sistema sutil do ser humano. Vale lembrar que o corpo sutil é composto por milhares de chacras secundários e meridianos pelos quais a energia circula de chakra em chakra, energizando o sistema desde o aspecto físico até os campos emocional, mental e espiritual do indivíduo.

Leia o primeiro texto da série: Chakras – o que são e como funcionam?

Ao longo da coluna vertebral, encontram-se os 7 principais e é em sua base que está localizado o Muladhara Chakra, entre o ânus e os órgãos sexuais. Sua abertura está direcionada ao solo.

Seu elemento é a terra e ele tem conexão com a vibração do planeta, se tornando o ponto principal de troca de energia com o mesmo. O mantra para trabalhar os aspectos relacionados ao chakra básico é o LAM e a nota musical correspondente é o Dó, já em relação à sua cor, o vermelho e o preto são as cores que se alinham energeticamente com esse ponto.

No aspecto físico, o Muladhara energiza e equilibra as glândulas suprarrenais, responsáveis pela produção de adrenalina e pelas reações imediatas em caso de perigo, além de proporcionar o equilíbrio da temperatura do corpo e da circulação. O chakra também energiza a coluna vertebral, os rins, ossos, intestino grosso, ânus e reto.

Tudo o que for relacionado à sobrevivência e questões materiais, como preocupações com alimentação, dinheiro, recursos e tudo o que for considerado importante para manter-se bem no aspecto da matéria, está relacionado com as qualidades emocionais e mentais regidas por esse chakra.

Quando está bem energizado e sem bloqueios, há disposição física, sono reparador, determinação na busca de objetivos, enraizamento e consciência no momento presente.

Os desequilíbrios que influenciam o bom funcionamento do Muladhara estão relacionados com agressividade excessiva ou pacifismo extremo, raiva, irritabilidade, inquietação, fraqueza, anemia, medo existencial, problemas para se organizar no mundo material, falta de paciência, fadiga, insuficiência renal, pressão baixa, entre outros.

Entendendo o conceito holístico – que você pode ler melhor aqui – pode-se compreender o impacto que o físico tem no sutil e que o sutil tem no físico, ou seja, a origem de uma doença pode estar relacionada com uma gama de questões que se entrelaçam entre de origem física e energética (emocional/mental).

Independente de onde estiver sua origem, a partir do momento que algo começa a interferir no livre fluxo de energia no chakra, todo o sistema é afetado, desde o desenvolvimento de questões emocionais até o bom funcionamento daquela glândula e órgãos relacionados no corpo.

E é por isso que o Reiki é considerado um método holístico e traz benefícios em diversas esferas do ser, além de promover o equilíbrio e energização do corpo físico, a terapia trabalha as questões emocionais, como traumas, mágoas, depressão, tristeza e todo aspecto não palpável da situação.

Acompanhe o nosso blog, no próximo texto traremos uma meditação voltada ao equilíbrio do chacra básico!

Para dúvidas, sugestões de temas e agendamentos de sessões, entre em contato!

E-mail: contato@animaste.com.br

Telefone e whatsapp: (11) 94276-5350

www.animaste.com.br

Chakra Básico – Muladhara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *