Entenda mais sobre como os animais interagem na dinâmica energética familiar

Dentro do campo de estudo das terapias holísticas, existem diversos fatores internos, físicos e energéticos, que podem influenciar na saúde geral do indivíduo, como stress, bloqueios emocionais, traumas, má alimentação, falta de atividade física, entre outros.

Existe também a relação com o ambiente externo, podendo ser uma troca física/biológica, como intoxicação, infecções e alergias, ou uma troca de ordem energética, que acontece pela interação com a energia do ambiente ou entre pessoas – humanas ou não humanas, que fazem parte de uma mesma dinâmica familiar.

Dentro de uma interação como essa, formam-se os campos mórficos, conhecidos por trocar informações entre os membros que convivem entre si, causando influência uns nos outros.

Holístico

O termo holístico vem do vocábulo grego – HOLOS, que quer dizer total. A visão não somente mecanicista e material do corpo, mas a expansão para um olhar mais integral e consciente do ser – composto por um corpo físico e todo um sistema energético que interfere diretamente em sua saúde, bem-estar emocional e qualidade de vida.

Animais e dinâmica familiar

Os animais que convivem conosco possuem um importante papel dentro do sistema energético da família. Assim como trocamos emoções, vivências e energia com as pessoas com as quais convivemos, os animais também participam de toda dinâmica energética da casa. Além de possuírem naturalmente sensibilidade à energia, eles também agem como grandes transmutadores do ambiente e recebem muitas informações pelo campo mórfico formado com seus tutores.

É muito comum observar animais que trazem em forma de desconfortos e manifestações emocionais, os mesmos desequilíbrios da casa e dos tutores, como ansiedade, nervosismo, depressão, agressividade, medo; assim como também é comum que em fases de luto, separações ou traumas familiares, os animais também reajam e se sobrecarreguem emocional e energeticamente com a situação.

Com a nova visão sobre a consciência animal que hoje a sociedade passa a ter com maior clareza, é necessário observar as necessidades dos animais que vão além do corpo físico, não ofertar somente de comida, água e abrigo, mas também um ambiente equilibrado e cuidados holísticos – que hoje conhecemos e sabemos de sua importância ao tratar o ser vivo em todos os seus aspectos. (Saiba mais em: Saúde holística e senciência animal)

Assim como em cada um de nós existe um campo pessoal de energia, nos animais ele também está presente. Dentro deste campo, conhecido como aura, temos o fluxo de Ki – a energia vital, do qual nossos corpos sutis e físico dependem para funcionar em equilíbrio.

Esse campo se relaciona com o ambiente interno (emoções, pensamentos, vivências e traumas) e com o ambiente externo e com as relações familiares. Os animais possuem uma grande capacidade de sentir e adentrar o campo de energia dos seus tutores, muitas vezes com o intuito de ajudar na transmutação de bloqueios e emoções. Essa troca de energia muitas vezes acaba por sobrecarregar o animal, o que gera bloqueios no campo e ressonância com o problema dos tutores, gerando no mesmo a manifestação do desequilíbrio presenciado na dinâmica da família.

O que fazer para um melhor equilíbrio da família com seu animal?

É importante que os tutores busquem equilíbrio pessoal e também do ambiente, para que toda a dinâmica da família flua com maior facilidade e vitalidade, evitando assim sobrecarga no campo energético dos animais da casa.

Além dos cuidados corriqueiros, é importante ofertar ao animal um desenvolvimento completo – que inclua participação na família, amor, lazer, convivência – e também cuidados integrativos, que irão cuidar da parte holística e energética, que envolvem as emoções, traumas, problemas mentais como ansiedade, agressividade e medo, além de promover um livre fluxo de energia vital, proporcionando um melhor funcionamento de todo organismo.

Acupuntura, reiki, massagem, cristaloterapia, cromoterapia, aromaterapia, meditação, musicoterapia e diversos outros meios de tratamento integrativo já existem tanto para o ser humano quanto para os animais e são importantes para manter o equilíbrio pessoal de cada um e do ambiente no qual convivem.

Tatiana Scoleso
Mestre em Reiki
Terapeuta Animal
www.animaste.com.br
Agendamentos: contato@animaste.com.br

Animal e Tutor – Relação Energética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *